Melhores filmes de 2011

10. Harry Potter e as relíquias da morte - parte 2

A saga mais lucrativa da história do cinema chegou ao fim em 2011, trazendo tudo o que os fãs queriam: um desfecho épico, dramático e emocionante, tecnicamente impecável e com grandes atuações de todo o seu elenco. Vai deixar saudade.

09. Enrolados

A Disney retornou ao mundo dos contos de fada com Enrolados, uma comédia baseada na história clássica de Rapunzel. Com personagens bem construídos, um roteiro esperto e canções belíssimas, o filme se tornou um sucesso de público e crítica. E foi merecido.


08. Um lugar qualquer

Sofia Coppola herdou o melhor do talento do pai, e prova isso mais uma vez entregando este pequeno grande filme, que fala da solidão de maneira poética, mantendo a perfeição da narrativa já vista em seus filmes anteriores.

07. Em um mundo melhor

Este filme dinamarquês foi o grande vencedor do Oscar de produção estrangeira em 2011, e fez por merecer a honraria. Contando uma história forte e violenta, Em um mundo melhor faz uma reflexão concisa de algumas mazelas sociais da atualidade, e conta com um elenco grandioso em atuações memoráveis.

06. Meia noite em Paris

Woody Allen passeou por Londres e Barcelona antes de chegar à cidade luz com seu estilo único para a construção de histórias e de personagens. Aqui, ele retorna ao realismo fantástico de A rosa púrpura do Cairo e entrega um dos melhores filmes de sua carreira, coroado com um inédito sucesso nas bilheterias.


05. O discurso do rei

Surgindo de fininho na temporada de prêmios de 2010, O discurso do rei se tornou um sucesso imediato e faturou o Oscar de melhor filme, apoiado pela performance arrebatadora de Colin Firth como o rei gago, que lhe valeu o seu primeiro Oscar de melhor ator.

04. X-men - primeira classe

O filme dos mutantes era uma aposta arriscada da FOX - que tinha decepcionado os fãs dos personagens com os dois últimos filmes da franquia e resolveu voltar no tempo para começar uma nova história, com os personagens já vistos em sua juventude. Como deu certo! First Class é um filmaço, que mostra que o gênero de adaptações de quadrinhos atingiu a maturidade narrativa e veio mesmo para ficar.


03. A árvore da vida

O vencedor da Palma de Ouro em Cannes é o retorno do gênio Terrence Malick para a arte que ele tão pouco visita - o cinema. Diretor de pouquíssimos - mas esmerados! - trabalhos, ele acerta novamente ao contar uma história humanista com fundo científico e filosófico, presenteando o público com algumas das imagens mais belas do cinema em muitos anos.

02. Cisne Negro

O diretor Darren Aronofsky usa todo seu domínio narrativo e cria uma estética peculiar para este drama sobre uma mulher que é capaz de chegar ao extremo para atingir a perfeição de sua arte - até mesmo enlouquecer. De quebra, consegue de Natalie Portman uma atuação visceral, reconhecida com o Oscar e outros diversos prêmios pelo mundo. O último ato é uma experiência cinematográfica arrebatadora.


01. Melancolia

Lars Von Trier chocou meio mundo com uma piada de mau gosto proferida em uma coletiva durante o festival de Cannes, e todos pareceram dar mais importância ao fato do que ao filme exemplar que o diretor trazia para a Riviera. Melancolia é um espetáculo artístico que tira do diretor o que ele tem de melhor, e ainda conta com um roteiro primoroso, uma fotografia genial e o final mais impressionante já pensado para um "pretenso" filme catástrofe.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Lorax - Em busca da Trúfula perdida

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 3

Crítica: Os Pinguins de Madagascar