Melhores filmes de 2010

10. Esquadrão Classe A
Antes de tudo, um filme de ação inteligente. A adaptação da série de TV oitentista orquestrada pelo excelente diretor Joe Carnahan é adrenalina pura do início ao fim, e tem um elenco afinado que faz jus aos personagens clássicos da TV.

09. Zona Verde
Não se poderia esperar menos que um filmaço da nova parceria de Matt Damon e Paul Grengrass. Depois da trilogia Bourne, o diretor direciona suas fichas para o conflito no Iraque, mantendo o estilo semi documentarial de outras obras como Domingo Sangrento e Vôo 93.

08. Amor sem escalas
Os planos iniciais já demonstravam que o filme de Jason Reitman seria marcante. Com um roteiro de críticas ácidas a atual dinâmica do mercado de trabalho e a mediocridade que toma conta da classe empresarial, Amor sem escalas foge dos clichês das comédias românticas e surpreende pela originalidade. Ah, e mostrou ainda que Anna Kendrick é muito mais do que a Jéssica de Crepúsculo.

07. Guerra ao Terror
O grande vencedor do Oscar 2010 é um filme de guerra diferente, e por isso desagradou muita gente que não entendeu seu verdadeiro propósito. Kathryn Bigelow e sua câmera visceral mostraram ao mundo o que se esconde por trás da alma de cada soldado americano, em um show de imagens e tensão ininterrupta. Fabuloso.

06. O segredo dos seus olhos
Juan Jose Campanella entregou ao público mais um filme que orgulha o genial cinema Argentino. Vencedor do Oscar na categoria de filme estrangeiro em 2010, este drama poderoso ganha pontos por contar com um roteiro instigante, atores excelentes em seus personagens, e o plano sequencia mais belo do cinema recente.

05. Ilha do Medo
Quem disse que a idade reduz o talento? Martin Scorcese é a prova de que isso é uma grande bobagem. Depois de receber o Oscar pelo trabalho realizado em Os Infiltrados, esta lenda do cinema retorna a parceria de sucesso com Leonardo Di Caprio e realiza um suspense impressionante, baseado no livro Paciente 67. Obrigatório para os fãs deste genial cineasta e para o público em geral.

04. A Fita Branca
Poucos filmes tiveram a coragem de retratar o nascimento do Nazismo como este clássico instantâneo de Michael Haneke. O diretor do também fabuloso Cache (leia sobre ele nos filmes que definiram a década) realiza um trabalho soberbo sobre as sementes do ódio que assolou o continente europeu na primeira metade do século 20. Destaque para a bela fotografia em preto e branco. Imperdível.

03. A Rede Social
O bom cinema também é o retrato de uma geração. Neste filme fabuloso, David Fincher faz um panorama sobre a criação da rede social mais importante do mundo atualmente - o Facebook - e não poupa detalhes escusos dos protagonistas por trás deste sucesso, os nerds Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, que se envolveram em uma trama de traição, sexo e genialidade antes de se tornarem os bilionários mais jovens da história.

02. Toy Story 3
Como não poderia deixar de ser, os brinquedos estão em seu lugar de honra na lista de melhores de 2010. Mais um ponto para a Pixar, que mostra ano a ano que contar grandes e emocionantes histórias é o seu talento natural. Um filme eterno, para se assistir muitas e muitas vezes e guardar no coração.

01. A Origem
O sopro de originalidade que o cinemão Hollywoodiano precisava veio das mãos de midas de Christopher Nolan. Para aqueles que não acreditavam ser possível o diretor realizar um filme ainda melhor que The Dark Knight, a prova foi mais do que suficiente; cheio de ação, com diálogos inteligentes e um visual impressionante, A Origem surpreendeu o mundo e faturou milhões. O filme a ser superado nos próximos anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Lorax - Em busca da Trúfula perdida

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 3

Crítica: Os Pinguins de Madagascar