Nostalgia: Oscar de 1972


Melhor Filme
Operação França
Laranja Mecânica
Um Violinista no Telhado
A Última Sessão de Cinema
Nicholas e Alexandra

Diga a verdade: você gostaria de ser eleitor do Oscar neste ano tão disputado?

Lendo a lista de concorrentes ao prêmio de melhor filme, me arrisco a dizer que não. Como escolher entre tantos filmes fantásticos um vencedor???

Mas a escolha de alguma forma foi feita, e Operação França, filme que revolucionou o gênero policial, levou a melhor sobre a obra prima de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica; o intenso e emotivo musical Um violinista no telhado; a obra dramática de extrema sensibilidade que é A última sessão de cinema; e o épico Nicholas e Alexandra.

Se pararmos para pensar, como escolher um entre filmes de temas tão diferentes? Na verdade, isso pesa, mas nesta hora temos que tentar enxergar um pouco mais longe; que filme ficaria mais tempo marcado na memória das pessoas? Que filme teria um comportamente atemporal (tornando-se atual mesmo já se tendo passado décadas desde sua exibição original)? Que filme marcaria melhor a sua época?

Respondidas estas perguntas, creio que a escolha da Academia em 1972 ficaria mesmo limitada a Operação França ou Laranja Mecânica. No entanto, o filme de Kubrick saltaria na frente, se considerarmos o HOJE como referência. Apesar de ter marcado o cinema policial e ter sido um diferencial na carreira de Gene Hackman, Operação França nem de longe tem o prestígio de Laranja Mecânica frente a maioria dos cinéfilos, e tão pouco se tornou uma obra clássica (basta pensar que o filme, posteriormente, ganhou uma continuação bem fraca frente ao original). No entanto, o filme de Stanley Kubrick é difícil de tirar da memória. É uma alegoria fantástica da violência, e um retrato fiel da mentalidade doente dos sociopatas que é tão fácil vermos desfilando por aí. Mais atual, impossível.

A Academia errou em 72? De certa forma, sim. Mas pelo menos, o erro ocorreu em um ano com 5 concorrentes estraordinários. E nem sempre é assim...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Lorax - Em busca da Trúfula perdida

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 3

Crítica: Os Pinguins de Madagascar