Vencedores do Globo de Ouro

A associação de imprensa estrangeira de Hollywood já ficou conhecida pela mania de querer agradar a todos. É exatamente o que aconteceu neste Globo de Ouro 2010, que favoreceu os sucessos de bilheteria em detrimento da qualidade.

De forma incompreensível, Avatar levou os dois prêmios mais importantes para cinema: filme dramático e diretor. A segunda seria até justificável, considerando as inovações técnicas do filme. Mas melhor drama concorrendo com filmes como Bastardos Inglórios e Amor sem escalas é um pouco demais. Sobrou para o filme de Jason Reitman o justíssimo prêmio de roteiro e para os justiceiros de Tarantino o troféu mais do que merecido de ator coadjuvante para Christopher Waltz.

Quem fez a festa foi a Pixar. Up - altas aventuras levou os prêmios de melhor filme animado e trilha sonora. Finalmente Michael Giacchino foi recompensado pelo incrível trabalho, que já deveria ter sido reconhecido desde a magnífica trilha de Ratatouille.

Filme de comédia, deu mais um sucesso de bilheteria. Se beber não case desbancou a concorrência e deu o prêmio a um animado Todd Phillips. Nas atuações de comédia, astros de calibre: Downey Jr. por Sherlock Holmes e mais uma vez Maryl Streep pelo incrível trabalho como Julia Child em Julie & Julia. Streep, aliás, é favoritíssima a levar mais um Oscar. Impossível dizer que a veterana não o mereça...

Na categoria de atriz coadjuvante, Preciosa levou seu único prêmio, para a comediante Mo`Nique. E como atriz principal de drama, deu Sandra Bullock por The Blind Side. Mais uma campeã de bilheteria. Como não podia deixar de ser, em um ano de crise economica, Hollywood premia aqueles que trouxeram dividendos para a industria.

A cereja do bolo: Martin Scorcese recebendo um prêmio pela fabulosa carreira. E citando tantos outros mestres, de Antonioni a Stanley Kubrick.

As fichas para o Oscar estão lançadas. Em breve, os prêmios dos sindicatos indicarão ainda mais a tendência. Resta esperar que a academia também não se deixe ofuscar pelo bilhão de Avatar e premie REALMENTE o melhor filme do ano...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Lorax - Em busca da Trúfula perdida

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 3

Crítica: Os Pinguins de Madagascar