Como nascem fenômenos de bilheteria?

Esta pergunta é difícil de responder.
Na verdade, hoje, apostar no sucesso de um filme é como uma loteria: algo muito difícil de acertar.

Existem fenômenos isolados - filmes como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal - que tiveram na internet um grande veículo de publicidade. Ambos levaram milhares aos cinemas, movendo o público por pura curiosidade, mais do que por qualidade ou inovação. Casamento Grego, outro grande fenômeno de público, cativou pela história simples, mas que fugia um pouco da fórmula usual da comédia romântica. E Distrito 9 apresentou um história de ficção intrigante e totalmente não-convencional. As campanhas de marketing viral também são muito eficientes para promover grandes sucessos, vide os recentes Batman, o cavaleiro das trevas e Avatar.

O fato mais claro é: filmes ruins conseguem boas bilheterias assim como filmes excelentes fracassam.

O boca a boca é muito importante no caso de sucesso de um filme. É o que promove o sucesso por semanas e semanas e, no caso de estréia não-mundial, o sucesso em outros países. No entanto, muitos estúdios apostam na bilheteria de estréia como fator principal de sucesso, mesmo com material de baixa qualidade. Transformers e X-men, o confronto final são exemplos de filmes fracos que fizeram excelentes aberturas em feriados prolongados, e mantiveram uma boa bilheteria muito também por conta dos fãs, já que são produtos derivados de brinquedos e gibis de sucesso.

O sucesso de Titanic e Avatar para muita gente é totalmente meritório. Será? Eu acredito que ambos foram produtos comercializados pela mídia de forma muito vitoriosa. Tipo, "você não assistiu a este filme??? De que planeta você é???". O público praticamente é intimado a ir, para poder ter o que conversar nas rodinhas de amigos. Você pode até criticar, mas sabe que isso é verdade. É óbvio que os filmes de James Cameron citados tem qualidades. Mas as qualidades não justificam o barulho que fazem, nem o dinheiro absurdo que arrecadaram (ou arrecadam, no caso de Avatar, pois o filme ainda está nos cinemas).

Qual a próxima surpresa desta loteria? Bem, a lista de maiores bilheterias da história nos deixa claro sobre o que esperar. A maioria dos filmes nas primeiras colocações possuem efeitos digitais fantásticos ou são adaptações de obras literárias ou de quadrinhos. Esperem muitos destes filmes.

E será bom?

Claro que sim. Desde que as histórias sejam boas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Lorax - Em busca da Trúfula perdida

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 3

Crítica: Os Pinguins de Madagascar