Melhores Filmes de 2008

10. Vicky Cristina Barcelona

O tempero latino fez mais do que bem ao célebre diretor americano. Mais uma vez trocando as locações na sua amada Nova York por uma cidade européia - desta vez a bela capital Catalã - Woody Allen constrói uma comédia saborosa, com doses perfeitas de sarcasmo, erotismo e uma vitalidade sem limites, amparada por um roteiro refinado e atuações inspiradas dos atores (com destaque para Penélope Cruz, arrebatadora).

09. O Orfanato

Este assustador filme espanhol é a prova concreta de que filmes de terror não precisam viver dos clichês tao comuns no gênero, e sim contar com a força de um roteiro bem escrito, bons atores levando a sério seus papéis e capricho na produção, mesmo sem os milhões gastos comumente em Hollywood. Bélen Rueda entrega uma das melhores atuações femininas no ano.

08. Antes que o diabo saiba que você está morto

A direção elegante e sempre competente de Sidney Lumet transforma uma história simples em um drama polêmico e com desdobramentos não menos que espetaculares. Destaque para os atores Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawk, perfeitos em personagens complexos. Eletrizante e imperdível.

07. 4 meses, 3 semanas e 2 dias

Dramática e perturbadora, esta pequena obra-prima da Romênia produz no espectador uma sensação de desconforto constante, seja pelo difícil tema tratado, seja pela fotografia escurecida, os movimentos de câmera pouco ortodoxos ou os longos planos fechados, além dos desempenhos viscerais dos atores. Uma mostra de que não se precisa de muito para se realizar um grande filme.

06. Desejo e Reparação

Joe Wright conseguiu uma proeza quase impossível: adaptar o romance de Ian McEwan para o cinema e ainda realizar um filme tão memorável quanto a obra na qual é inspirado. Excepcionalmente bem montado, com uma direção de arte e fotografia maravilhosas, é um deleite para os olhos e o coração. Um filme para ficar na memória.

05. Ensaio sobre a Cegueira

Um livro infilmável? Pois é, Fernando Meirelles não acreditou nisso, e transformou a obra prima de José Saramago em um filme denso, difícil, perturbador e impressionante.

04. Sangue Negro

Um épico sobre a ganância que estuda a gênese da loucura humana em seus mínimos e mais terríveis detalhes. Um dos maiores diretores americanos da atualidade (Paul Thomas Anderson) se une a um dos maiores atores em atividade (Daniel Day Lewis) para construir essa obra-prima que congrega tudo o que há de melhor no cinemão hollywoodiano.

03. Batman - O Cavaleiro das Trevas

Um triunfo estético e artístico realizado de maneira arrebatadora. Muito mais que um filme de quadrinhos, TDK não se enquadra em nenhum rótulo pré-estabelecido: é simplesmente cinema da melhor qualidade, que não tem medo de ousar e entrega um roteiro com alguns dos diálogos mais ácidos e impressionantes da cinematografia norte-americana recente. O Coringa do falecido Heath Ledger não apenas é um destaque, como também um personagem que entrará para a história do cinema.

02. Na Natureza Selvagem

Este filme comovente e arrebatador reacende a discussão sobre diversos valores perdidos na sociedade atual através da minuciosa adaptação do livro de Jon Krakauer - baseado na história real de um rapaz que resolve deixar o mundo poluído dos homens para viver uma aventura no coração da natureza e da vida selvagem. A fotografia primorosa amplia a experiencia que é assistir o excepcional trabalho de direção de Sean Penn, e a maravilhosa trilha de Eddie Veder é poética e inesquecível. Destaque para a participação sensacional de Hal Holbroock. Díficil segurar a emoção e conter as lágrimas.

01. WALL-E

Uma prova de amor ao cinema. Um marco na história do cinema animado. Uma experiência cinematográfica inesquecível. Seria preciso muitas horas (e linhas!) para resumir o que é esse filme impressionante do diretor Andrew Staunton, realizado com primazia pela Pixar e a Wal Disney animation. Assista e tire suas próprias conclusões. Apenas uma certeza: você vai adorar.

Comentários

  1. Poxa vida, irmão. Acho que sempre vou dar uma olhada no seu blog para saber o que rola nas telelinhas.
    Onde vc conseguiu esse layout?
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Lorax - Em busca da Trúfula perdida

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 3

Crítica: Os Pinguins de Madagascar